Banner
Banner
Banner
Banner
Modalidades e Regras da Ginástica Rítmica

 

Uma breve introdução


A ginástica rítmica, esporte praticado somente pelas mulheres, diferentemente da ginástica artística que requer o uso da força e a resistência dos atletas, é um esporte que dá ênfase a elegância, a graça e a beleza dos movimentos realizados pelas ginastas.


Para conhecermos um pouco sobre a Ginástica Rítmica, ou a GRD, vamos saber como é tablado, os aparelhos, as modalidades, os uniformes usados pelas atletas e tudo o que for de importante para conhecermos e aprendermos sobre esta modalidade esportiva.

 

 

O tablado

O tablado é o mesmo usado para o solo na ginástica artística. Esta área de apresentação é um tapete quadrado que mede 13x13 metros. As atletas devem percorrê-lo inteiramente durante as apresentações.

 

 

O uniforme

O uniforme das ginastas é feito de collant, para deixar as articulações das ginastas soltas, facilitando a execução dos exercícios.


Os cabelos devem ser curtos ou presos para não atrapalhar os movimentos das ginastas.

 

 

Os aparelhos


Os aparelhos da ginástica rítmica se diferem muito nas suas composições. O atleta tem que coordenar movimentos de corpo bem difíceis com os elementos do aparelho que estiver usando. Veremos abaixo, quais são estes aparelhos.

 

Corda

Este aparelho pode ser de sisal ou sintético. Seu comprimento varia de acordo com o tamanho da ginasta. O exercício corporal predominante no aparelho corda é o salto.

 

Arco

Feito de madeira ou plástico, o aparelho Arco mede de 80 a 90 centímetros de diâmetro e pesa no mínimo 300 gramas. Não há um exercício corporal predominante para este aparelho, porém, deve haver um equilíbrio entre os exercícios apresentados como o salto, equilíbrio, pivots, flexibilidade e ondas (Movimentos que está mais abaixo detalhado).

 

Bola

Feita de borracha, a bola de GR deve ter de 18 a 20 centímetros de diâmetro externo e pesar 400 gramas no mínimo. As ginastas devem realizar exercícios que incluem ondas, círculos, giros, lançamentos e capturas.

 

Maça

Feita de madeira ou material sintético, a maça tem de 40 a 50 centímetros de comprimento e pesa 150 gramas. Sua cabeça deve ter, no máximo, 3 centímetros. Os exercícios predominantes do aparelho são os balanços, círculos, batidas rítmicas, moinhos, lançamentos e capturas. Cada atleta faz o uso de duas maças para a realização do exercício.

 

Fita

Feita de cetim, a Fita tem largura de 4 a 6 centímetros e 6 metros de comprimento. Seu peso é de 35 gramas e possui uma vareta de madeira ou material sintético com diâmetro máximo de 1 centímetro e comprimento de 50 a 60 centímetros. Os exercícios predominantes são com espirais, balanços, círculos, figuras, lançamentos e capturas.

 

 

Principais movimentos da GRD

Atitude: Posição em que a ginasta se apóia sobre um pé enquanto levanta a outra perna.


Boomerang: Movimento em que a ginasta lança a fita no ar e pega de volta.


Flexibilidade e onda: Ampla utilização das articulações e ondulação do corpo.


Moinho: Círculo formado com o movimento de maças e cordas.


Pivots: Rotação de 360 graus sobre um pé.


Véus: Movimento de rotação da corda.

 

 

As competições e as categorias


Nas Olimpíadas a ginástica rítmica é dividida em duas categorias: conjunto, que deve ter cinco ginastas para as apresentações e individual.


Cada um dos diferentes tipos de apresentação da ginástica rítmica deve durar entre 75 e 90 segundos. As ginastas têm de realizar movimentos de corpo e dança combinando-os com o manuseio de cada um dos aparelhos (explicação no campo “Os aparelhos”). A apresentação deve acabar no exato momento em que a música termina.


As faltas, cada segundo estourado do tempo da apresentação, o ginasta é punido com a subtração de 0,05 pontos. Outras formas de punições são a falta de unidade no exercício, falta de equilíbrio com os elementos de apresentação, utilização inadequada do aparelho, música imprópria e falta de criatividade.


Outras grandes competições existentes hoje na ginástica rítmica no mundo são os Campeonatos Mundiais, O Campeonato Europeu, além dos Jogos Pan-americanos e das Olimpíadas.
Abaixo veremos como funcionam as categorias.


Conjunto


Nesta modalidade, as ginastas devem dançar com cinco maças em uma primeira série e após, com dois arcos e três fitas.


Individual


As ginastas disputam cinco provas: corda, arco, maça, bola e fita. A pontuação final é a soma das notas conquistadas após as quatro apresentações. Nas Olimpíadas não são usados os arcos.

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- LIVRO: Almanaque dos Esportes, Editora Europa, 2009.
- LIVRO: A História dos Esportes, Orlando Duarte, 4ª ed. Editora Senac, SP, 2004.
- LIVRO: Fique por Dentro – Esportes Olímpicos, Benedito Turco. - Rio de Janeiro. Casa da Palavra: COB, 2006.
- LIVRO: O que é ginástica artística, Silvia Vieira, Armando Freitas. – Rio de Janeiro: Casa da Palavra: COB, 2007.
- SITE: Confederação Brasileira de Ginástica – www.cbginastica.com.br
- SITE: Federação Internacional de Ginástica - www.fig-gymnastics.com

 

Blogs

Linha de Chegada
Foi a vez de Rosberg vencer em sua outra casa



por Dyeison Martins

Pádel Show
WPT Barcelona



por Edson Moreira

ASSISTA

Banner
Banner

Newsletter




Copyright © 2014 Travinha Esportes. Todos os direitos reservados.