Banner
Banner
Banner
Banner
História e Regras do Ultimate Frisbee

Aprendendo a jogar Frisbee

O Ultimate Frisbee é um esporte praticado com um disco de 175 gramas que combina a destreza do Futebol Americano com a finta e a marcação do Basquete.

O disco (foto acima) nasceu numa fábrica de tortas americana chamada Frisbie’s. Os funcionários ficavam brincando de arremessar a forma de torta um para o outro, daí nasceu o Frisbee.

Jogado em um campo cujas medidas são 100 metros de comprimento por 37 metros de largura (foto acima) o objetivo do jogo é chegar com o Frisbee (disco) na Zona de Gol que ficam localizados nas metas do campo, ou seja, é como fazer um ponto no Futebol Americano.

No Ultimate Frisbee, duas equipes com 7 jogadores cada, competem para marcar o maior número de gols possíveis. Os jogadores da equipe que estão atacando passam o frisbee (disco) um para o outro. Ao receber o disco, o jogador deve fixar um pé de pivô (como no Basquete) e passá-lo antes de 10 segundos. Os jogadores da equipe que estão defendendo devem impedir que os adversários recebam o Frisbee na Zona de Gol.

Ao contrário de muitos esportes que possuem dois períodos, sendo cada um deles com um tempo definido, no frisbee os períodos de jogo são divididos da seguinte maneira. O primeiro tempo termina quando uma equipe fizer 9 pontos primeiro. Já o segundo tempo e o término de jogo ocorrem quando uma equipe chega a 17 pontos.

Este é o único esporte no mundo que não possui árbitros. As regras que existem servem como um guia para a prática do jogo e, as mesmas, nunca são violadas internacionalmente pelos jogadores, pois existe um código de honra e respeito mútuo entre todos.

Além disso, o frisbee pode ser praticado tanto por homens quanto mulheres e as equipes formadas geralmente são mistas. O interessante é que para manter um equilíbrio entre as equipes, as mesmas sejam formadas pelo mesmo número de homens e mulheres.

Para maiores informações e detalhes da regra do Ultimate Frisbee, acesse o site da Federação Internacional de Frisbee (http://www.wfdf.org/) e saiba mais deste esporte. Se tiveres interesse em praticar o Frisbee aqui no Brasil, acesse o site da Federação Brasileira de Frisbee (WWW.frisbeebrasil.com.br) e veja os estados brasileiros que disponibilizam este jogo.

 

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- SITE: Federação Internacional de Frisbee - http://www.wfdf.org/
- SITE: Federação Brasileira de Frisbee (Fresbee Brasil) – www.frisbeebrasil.com.br

 

Blogs

Linha de Chegada
Ayrton Senna – Parte 4: Os últimos anos



por Dyeison Martins

Pádel Show
WPT Barcelona



por Edson Moreira

ASSISTA

Banner
Banner

Newsletter




Copyright © 2014 Travinha Esportes. Todos os direitos reservados.