Banner
Banner
Banner
Banner
História e Regras do Dodgeball

Uma breve história do Dodgebal

O Dodgeball é um jogo que surgiu por volta de 4000 anos antes de Cristo, criado por chineses, que ao invés de usarem uma bola de borracha, jogavam cabeças decapitadas nos outros. Ainda bem que o negócio evoluiu e o Dodgeball, no ano de 1833, através de Hagerson Augustus, foi modernizado e acabou tornando-se o jogo como conhecemos hoje.

Muito praticado nos Estados Unidos, o Dodgeball possui competições oficiais, do qual, todas elas são regidas pela National Amateur Dodgeball Association (NADA).

Aqui no Brasil, este esporte não é oficial, porém, é muito praticado nas escolas. Nas diversas regiões do país, o Dodgeball recebe vários nomes como, por exemplo, “Jogo da Queimada” e “Caçador”.

 

 

 

A quadra de Dodgeball

A quadra de Dodgeball tem formato retangular e mede 65 metros de comprimento por 30 metros de largura, dividida em duas partes iguais por uma linha de centro e pelas linhas de ataque (linhas pontilhadas da foto) de 3 metros, paralelas à linha central.

 

 

 

A bola

A bola oficial de Dodgeball possui 20,32 centímetros de diâmetro, revistada de borracha especial que não machuca os jogadores.

 

 

 

As equipes

Cada equipe no Dodgeball é composta de 6 a 10 jogadores, sendo que, seis deles estarão em quadra e os outros quatro serão os reservas. Para iniciar uma partida, cada equipe deve ter no mínimo quatro jogadores em quadra. Os reservas somente poderão entrar na partida durante o tempo limite de jogo ou em caso de lesão. Importante ressaltar que cada equipe deve ter o mesmo número de homens e mulheres no mesmo jogo.

 

 

 

O jogo

O jogo de Dodgeball começa com os seis jogadores de cada equipe colocados atrás da linha do fundo da quadra, tocando a parede com as mãos. Quando o juiz sinalizar o início do jogo, os jogadores de ambas as equipes correm em direção da linha central de quadra onde estarão colocadas 6 bolas, no qual, os jogadores pegam para dar início a partida.

Assim que os jogadores pegam a bola, eles não podem jogar contra o adversário sem antes estarem atrás da linha de ataque (linha pontilhada da quadra).

O objetivo do Dodgeball é eliminar todos os jogadores adversários de quadra. Isto pode acontecer da seguinte maneira:

1) Acertar a bola no adversário abaixo da linha dos ombros.

2) Pegar a bola sem a deixar cair no chão, eliminando assim o arremessador.

3) Ser atingido na cabeça pelo arremessador faz com que o mesmo seja eliminado.

Uma observação bastante importe é que quando o jogador consegue agarrar a bola sem a deixar cair no chão, além de eliminar o arremessador, pode trazer de volta um jogador da sua equipe, caso este esteja fora de jogo.

Durante o jogo, todos os jogadores devem permanecer em suas áreas, ou seja, os que ficam mais ao fundo da quadra só poderão sair deste espaço se for para recuperar uma bola perdida. Nenhum jogador pode pisar sobre a linha central. O arremesso só pode ser feito antes da linha de ataque (linha pontilha da foto mais acima).

A primeira equipe que eliminar todos os jogadores adversários será declarada a vencedora. Na partida, serão dados 5 minutos de limite de tempo e se nenhuma destas equipes for totalmente eliminada até o final destes 5 minutos, o time que tiver mais jogadores em quadra é o vencedor.

No caso das duas equipes terem o mesmo número de jogadores, uma prorrogação com morte súbita de 1 minuto é realizada com os restantes dos jogadores em quadra e o primeiro que conseguir eliminar um adversário é o vencedor.

 

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- SITE: National Amateur Dodgeball Association - http://www.dodgeballusa.com/
- SITE: National Dodgeball League - http://www.thendl.com/
- SITE: National College Association - http://www.ncdadodgeball.com/

 

Blogs

Linha de Chegada
Foi a vez de Rosberg vencer em sua outra casa



por Dyeison Martins

Pádel Show
WPT Barcelona



por Edson Moreira

ASSISTA

Banner
Banner

Newsletter




Copyright © 2014 Travinha Esportes. Todos os direitos reservados.